Blog

Daltonismo em crianças: como detectar e como os pais devem agir

O daltonismo é um tipo de discromatopsia congênita que se caracteriza pela incapacidade de perceber uma ou duas cores, a forma mais comum é a dificuldade de distinguir o verde do vermelho, mas pode ocorrer com todos os tons. Esta alteração genética é produzida por uma mutação cromossômica hereditária ligada ao cromossomo X, por isso a doença atinge mais homens.

É possível detectar o daltonismo em crianças? Acompanha com a OFIC o que fazer!

As crianças não costumam manifestar abertamente os sintomas de uma doença visual justamente por não saberem exatamente quais são os sintomas. Por isso , é fundamental que os pais estejam atentos a todos os sinais que possam sugerir o aparecimento de uma doença ocular .

Sinais para detectar o daltonismo em crianças

A criança aprende as cores por volta dos três anos de idade, antes dessa idade, a confusão das cores pode ser normal.  

Pessoas daltônicas apresentam desde muito cedo dificuldade na identificação de cores.
Os daltônicos podem apresentar peculiaridades na escola como por exemplo, pintar um coração de cinza ou a grama de marrom. 

A OFIC separou alguns sinais sugestivos de daltonismo em crianças:

Faça testes em casa para deixar claro que as crianças distinguem os tons das cores de maneira natural.

Se as crianças já souberem os nomes das cores, os testes podem ser reduzidos a fazer desenhos com pedidos específicos ou participar de jogos em que são solicitados a distinguir as tonalidades  – desde que de forma divertida e educativa, claro.

Outra maneira de detectar sinais de um possível caso de daltonismo em crianças é ver quais cores elas usam em cada caso para retratar objetos reais em seus desenhos ou trabalhos de casa. Por exemplo, se os pais perceberem que seu filho insiste em desenhar cavalos verdes ou cachorros vermelhos, provavelmente há um problema.

O ideal nesses casos, é procurar um oftalmopediatra, para realizar um teste específico chamado TESTE DE ISHIARA. 

O teste de Isihara, que é um método eficiente para identificar números ocultos pintados em cores diferentes das que estão em círculo, como na imagem abaixo:

Nas crianças menores, que ainda não conhecem os números, pedimos para seguir com os dedos um caminho ou forma de cores, nesse mesmo padrão.

A quantidade de erros no teste de Ishiara, determina a gravidade da deficiência (mais leve ou mais acentuada). 

Como agir se nosso filho sofre de daltonismo

Os pais precisam tomar as rédeas da situação.
Primeiro, devem informar os professores sobre essa condição, pois muitos materiais didáticos são coloridos e uma adaptação curricular teria que ser feita.


Quando adolescentes, os pais precisam aconselhar para a combinação de cores em suas roupas – lembre-se que nesta fase da vida, os jovens estão buscando se enturmar com outros da mesma idade

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Agende uma consulta pelo WhatsApp agora mesmo!

OFIC