Blog

Saiba como a miopia afeta crianças quando não é tratada

Quando as crianças não conseguem ver objetos distantes, pode ser um sinal de miopia. É possível perceber isso quando elas apertam os olhos para tentar enxergar melhor algo mais longe, esfregam os olhos ou piscam mais do que o normal. Todas essas ações são tentativas de ver melhor o que está diante delas. Como não conseguem, elas tentam se aproximar mais, chegando perto da televisão ou trazendo o celular, ou tablet, bem próximo dos olhos. Nesse momento, as crianças começam a reclamar de dores de cabeça, outro indício de miopia.

Mas será que é miopia? A Ofic vai explicar certinho!

O que é miopia?

Assim como nos adultos, a miopia também é um problema infantil. Esse erro de refração deixa a visão confusa e embaçada, dificultando que a criança enxergue objetos distantes. Vale lembrar que crianças míopes apresentam o olho com um formato mais alongado do que o normal, e esse detalhe prejudica seu foco. O problema é o foco da luz antes da retina, por isso a visão fica embaçada para longe!

Herança genética e miopia

Apesar de não haver uma compreensão completa sobre as razões exatas que levam algumas crianças a desenvolverem miopia, é evidente que a hereditariedade desempenha um papel fundamental, embora não seja o único fator determinante. Se os pais forem míopes, o risco de seus filhos também desenvolverem a doença é alto!

Mas lembre-se: não é possível ter certeza de que a criança será míope apenas observando a árvore genealógica da família.

Miopia adquirida

A miopia adquirida é mais relatada em crianças na faixa dos sete anos, principalmente quando estão na sala de aula e não conseguem ver o que está sendo apresentado. Geralmente, a miopia se manifesta na idade escolar e continua a progredir durante a adolescência, e só para lá pelos 21 anos.

Dores de cabeça: um sinal importante

Lembra que falamos sobre dores de cabeça? Se a criança reclama dessas dores de maneira frequente, cuidado: pode ser miopia não corrigida que está atrapalhando sua rotina! Dores de cabeça causadas por fadiga ocular podem aparecer na parte da frente da cabeça de maneira crônica e esse é um sinal bem importante para fazer exames.

Tratamento na Ofic

Embora não tenha cura definitiva, muitos tratamentos podem ajudar! Lentes especiais para controlar o avanço da miopia em crianças têm demonstrado resultados promissores. Essas lentes atuam por meio de mecanismos específicos, como a modificação da luz periférica, podendo desacelerar significativamente a progressão da miopia.

Existem óculos especiais que combinam graus em uma só lente, trabalhando três campos de visão e trazendo alívio para as crianças.

A cirurgia é outra opção, mas o melhor tratamento, no entanto, só pode ser definido após uma consulta na Ofic!

Faça os exames na OFIC agora!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Agende uma consulta pelo WhatsApp agora mesmo!

OFIC