Quando as crianças não conseguem ver objetos distantes, pode ser um sinal de miopia. É possível perceber isso quando elas apertam os olhos para tentar enxergar melhor algo mais longe, esfregam os olhos ou piscam mais do que o normal. Todas essas ações são tentativas de ver melhor o que está diante delas. Como não conseguem, elas tentam se aproximar mais, chegando perto da televisão ou trazendo o celular, ou tablet, bem próximo dos olhos. Nesse momento, as crianças começam a reclamar de dores de cabeça, outro indício de miopia.
Mas será que é miopia? A Ofic vai explicar certinho!
O que é miopia?
Assim como nos adultos, a miopia também é um problema infantil. Esse erro de refração deixa a visão confusa e embaçada, dificultando que a criança enxergue objetos distantes. Vale lembrar que crianças míopes apresentam o olho com um formato mais alongado do que o normal, e esse detalhe prejudica seu foco. O problema é o foco da luz antes da retina, por isso a visão fica embaçada para longe!
Herança genética e miopia
Apesar de não haver uma compreensão completa sobre as razões exatas que levam algumas crianças a desenvolverem miopia, é evidente que a hereditariedade desempenha um papel fundamental, embora não seja o único fator determinante. Se os pais forem míopes, o risco de seus filhos também desenvolverem a doença é alto!
Mas lembre-se: não é possível ter certeza de que a criança será míope apenas observando a árvore genealógica da família.
Miopia adquirida
A miopia adquirida é mais relatada em crianças na faixa dos sete anos, principalmente quando estão na sala de aula e não conseguem ver o que está sendo apresentado. Geralmente, a miopia se manifesta na idade escolar e continua a progredir durante a adolescência, e só para lá pelos 21 anos.
Dores de cabeça: um sinal importante
Lembra que falamos sobre dores de cabeça? Se a criança reclama dessas dores de maneira frequente, cuidado: pode ser miopia não corrigida que está atrapalhando sua rotina! Dores de cabeça causadas por fadiga ocular podem aparecer na parte da frente da cabeça de maneira crônica e esse é um sinal bem importante para fazer exames.
Tratamento na Ofic
Embora não tenha cura definitiva, muitos tratamentos podem ajudar! Lentes especiais para controlar o avanço da miopia em crianças têm demonstrado resultados promissores. Essas lentes atuam por meio de mecanismos específicos, como a modificação da luz periférica, podendo desacelerar significativamente a progressão da miopia.
Existem óculos especiais que combinam graus em uma só lente, trabalhando três campos de visão e trazendo alívio para as crianças.
A cirurgia é outra opção, mas o melhor tratamento, no entanto, só pode ser definido após uma consulta na Ofic!