Blog

Estrabismo sem tratamento compromete a visão ainda na infância

Um dos problemas mais corriqueiros da visão infantil é o estrabismo, que acontece quando os olhos estão desalinhados, fazendo com que a criança foque um dos olhos em direção oposta. O problema é sério e pode trazer complicações futuras que afetarão a vida desta criança, inclusive em suas atividades escolares e no dia a dia em casa. O estrabismo causa, por exemplo, redução do campo de visão e até mesmo a perda da visão em definitivo (chamado de ambliopia).

Na Ofic este problema tem solução desde que detectada e tratada desde cedo!

Para a correção deste desalinhamento, existe todo um tratamento que pode envolver tapar um dos olhos para forçar a correção da visão do outro olho e o uso de colírios que tratem a ambliopia. Todos os casos são diferentes, portanto, nos mais graves a intervenção cirúrgica passa a ser o tratamento mais eficaz para evitar que o estrabismo se agrave e evolua para quadros piores e até irreversíveis.

Dentre as causas do estrabismo estão o erro de focalização (refrativo), acidentes e choques diretos no olho e desequilíbrio dos músculos que controlam todo o movimento ocular, causando, dentre vários sintomas, a chamada visão dupla até a perda da visão.

Pais de crianças pequenas precisam ficar atentos!
Para a correção do estrabismo, muitas vezes é apenas o uso de óculos de grau ou lentes de contato, podem ser a solução, mas os casos são diferentes e pode ser que a cirurgia seja o único tratamento. A taxa de crianças que apresentam estrabismo é, geralmente, em 3% das crianças, portanto é de responsabilidade dos pais observar o que está acontecendo para levar até a Ofic o quanto antes.

Negligenciar tratamento nesta etapa da vida pode ser perigoso pois metade das crianças que apresentam estrabismo e não passam por nenhum tratamento podem apresentar certo grau de perda de visão pela ambliopia.


Seu filho apresenta algum destes sintomas? Então é hora de marcar uma consulta urgente com a Ofic!


Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Agende uma consulta pelo WhatsApp agora mesmo!

OFIC