Demora muito? É dolorida para a criança? Na verdade, a cirurgia é tranquila, e a recuperação começa logo nos primeiros dias após o procedimento, podendo levar até 8 semanas para que os olhos se ajustem totalmente à nova posição.
Mas e essa recuperação?
O que a criança pode fazer? O que os pais precisam ficar atentos? A Ofic vai explicar como é este pós-operatório e a recuperação.
O que é estrabismo infantil?
Estrabismo infantil é o desvio entre os dois olhos. Sabe quando cada olho aponta para direções diferentes? É isso! Pode ser o olho se aproximando do nariz (convergente), afastando dele (divergente) ou ainda com desvio do olho para cima (hipertropia) ou para baixo (hipotropia). O fato é que o estrabismo pode ser corrigido com uma cirurgia de baixa complexidade.
Como é o pós-operatório da cirurgia de estrabismo?
Nos dois primeiros dias, a criança pode sentir um desconforto ou uma dor leve, mas nada sério. Nesse caso, analgésicos simples, prescritos por um especialista, ajudam a aliviar.
A maior reclamação das crianças costuma ser em relação à movimentação dos olhos, o que é normal, pois a cirurgia corrige os músculos que fazem o alinhamento do eixo visual.
Algumas crianças também relatam sensação de areia nos olhos, causada pelos pontos das suturas, mas essa sensação desaparece em alguns dias. Vale lembrar que esses pontos são absorvidos pelo organismo, ou seja, não é necessário retirá-los.
Quais cuidados no pós-operatório de uma cirurgia de estrabismo?
É necessário usar antibióticos em forma de colírio para evitar infecções. Não há curativo nem tampão após a cirurgia, o que facilita o processo de recuperação. A Ofic vai orientar detalhadamente os pais, mas é importante saber que a criança precisará repousar por alguns dias, ficando sem ir à escola por aproximadamente uma semana.
Lembre-se: a visão pode ficar um pouco embaçada no início, então o descanso é fundamental, e atividades como futebol ou natação devem ser evitadas por um tempo.
Qual a idade para a cirurgia de estrabismo?
A idade ideal para a cirurgia varia conforme os exames. Não existe uma idade certa, pois cada tipo de estrabismo tem suas particularidades, o que pode influenciar a decisão do especialista.
Demora muito a cirurgia de estrabismo em crianças?
A cirurgia pode durar até três horas, mas geralmente é mais rápida. No dia da cirurgia, a criança fará um pequeno jejum, mas estará liberada após o procedimento.
Como é a cirurgia de estrabismo em crianças?
O procedimento é simples: o objetivo é alterar a posição dos músculos oculares ou até mesmo o seu tamanho. A criança recebe anestesia geral e a cirurgia ocorre na superfície dos olhos.
O melhor é agendar uma consulta na Ofic para realizar os exames necessários e avaliar o melhor procedimento. Entre em contato agora e prepare-se para mudar a visão da sua filha ou filho com segurança e confiança na Ofic.