Blog

Miopia adquirida, congênita e de curvatura: o que seu filho pode ter

A miopia é um erro refrativo que afeta a capacidade dos olhos de focar corretamente em objetos para longe. Em crianças, o tipo mais comum de miopia é a miopia axial. Nesse caso, o globo ocular é mais longo do que o normal, fazendo com que a luz se concentre antes da retina, pode ocorrer em qualquer idade, mas é frequentemente detectada pela primeira vez durante a infância. É um dos tipos mais graves e é uma doença que progride com o tempo.

Miopia congênita é um tipo que está presente desde o nascimento e tem causas genéticas.

E quais os sintomas
Quem vai determinar qual tipo de miopia a criança possui e qual o tratamento adequado são os especialistas da OFIC, mas os pais podem ficar atentos com alguns sintomas de miopia infantil:
– Dificuldade em enxergar objetos distantes
– Apertar os olhos ou franzir a testa para tentar enxergar melhor
– Dores de cabeça
– Sensação de cansaço ocular

A OFIC faz o diagnóstico da miopia infantil por meio de exames completos, que inclui a avaliação da acuidade visual, da refração e do fundo de olho. O tratamento da miopia infantil vai depender do tipo de miopia, mas o objetivo é o mesmo: corrigir o defeito de refração e melhorar a qualidade de vida da criança.

– Pode ser usando óculos?
Este é o tratamento mais comum para corrigir miopia infantil, pois as lentes atuam diretamente na refração.

– Pode ser por lentes de contato?
Outra opção que pode ser bem útil principalmente para crianças que realizam esportes ou apresentam alguma restrição ao uso do óculos. Novamente, vai depender da avaliação especialista da OFIC.

– Pode ser por cirurgia refrativa?
A cirurgia refrativa só é indicada para quem tem mais de 18 anos.

Tem como prevenir?
Infelizmente não. Não existe uma maneira realmente comprovada para prevenção da miopia infantil, por isso os pais podem ficar atentos com alguns fatores que podem, sim, aumentar ou agravar o risco de miopia:
– História familiar de miopia
– Idade precoce de início da miopia
– Tempo excessivo de exposição a telas

Este problema de visão é comum nas crianças. O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para melhorar a visão de seus filhos para evitar complicações futuras.

Faça os exames de seus filhos na OFIC tão logo percebam alguma dificuldade para enxergar. Quanto mais cedo começar o tratamento, melhores serão os resultados.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Agende uma consulta pelo WhatsApp agora mesmo!

OFIC