Quando as crianças esfregam os olhos com uma frequência além do normal, pode ser um sinal de que existem problemas oculares A coceira pode ser, sim, um sintoma de que existe algo errado e a OFIC vai explicar certinho!
Se a criança coça constantemente seus olhos ou com muita intensidade, vale fazer uma consulta para descartar algo que esteja errado.
Vale lembrar que esta coceira pode ser resultado de exposição excessiva da criança com telas. Sim, ficar muito tempo na frente de celulares, tablets, computadores e televisão pode causar secura ocular, e pode causar uma coceira bem insistente!
Mas não é só isso! A coceira pode ser alguma alergia, talvez rinite alérgica, uma infecção ocular como conjuntivite que pode também causar vermelhidão e deixam os olhos lacrimejando.
Problemas de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, também entram na lista de causas de coceira.
O que fazer?
A melhor coisa a se fazer quando notar que seu filho está esfregando os olhos mais que o normal é marcar uma consulta na OFIC para fazer exames capazes de identificar o que está causando tal coceira e começar o tratamento mais adequado.
Existem outros sinais que os pais devem ficar atentos:
– Quando a criança fica piscando muito quando lê ou está na frente da TV
– Se a luz incomoda muito, que chamamos de fotofobia
– Quando ela precisa aproxima ou afasta de algum objeto
– A criança reclama de dores de cabeça, principalmente no final do dia
Tudo isso pode causar coceira e somente os exames vão descobrir se estamos diante um caso de estrabismo, ambliopia, de ptose palpebral que é quando uma das pálpebras está caída – e diversos outros problemas.
A dica é: revisar a visão das crianças aos 3 anos, mesmo que não apresentem sintomas. Depois, anualmente até quando tiver seus oito anos, momento em que o sistema visual alcança sua maturidade.
Agenda na OFIC o exame! Diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para garantir uma boa visão no futuro de seus filhos!