A OFIC sempre alerta sobre miopia justamente por ser este um problema comum para uma em cada quatro pessoas, mas é perceptível um aumento de ocorrências nas crianças em idade escolar.
Não se preocupe: é possível identificar os sintomas e tratar corretamente. Só para constar, é assim que seu filho ou filha enxerga quando está com quadro avançado de miopia!
Sentiu o drama? Vamos nessa então!
Miopia é, basicamente, um problema de refração nos olhos que prejudica a visão de longe ao diminuir a nitidez das imagens mais distantes. Em uma pessoa com visão boa, a luz acaba focada na retina após atravessar toda estrutura ocular, mas quem tem miopia, isso não acontece justamente pelo formato diferente dos olhos. Eles são mais longos, podendo apresentar córnea mais curvada.
O resultado é miopia: imagens são focadas antes da retina e qualquer objeto distante é formada com a imagem embaçada.
Há estudos do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) sobre aumento expressivo da miopia infantil durante a pandemia, que foi um problema grande, mas deste período ficou uma grande lição: 75,6% dos profissionais da área de oftalmologia relacionam esse aumento ao tempo excessivo de exposição às telas.
Muito tempo de computador, celular e TVs agrava esta condição? E muito. Tanto que a miopia na pandemia aconteceu justamente devido às restrições de saída, quando as crianças passaram mais tempo em dispositivos digitais.
Como perceber a miopia?
– A criança tem dificuldade em enxergar o quadro na escola?
– Seu filho ou filha precisa se aproximar muito da televisão em casa?
– Esfregar os olhos passou a ser uma constante?
– Você recebe reclamações sobre dores de cabeça?
– A criança pisca mais que o normal?
Para confirmar se esses sinais são mesmo miopia, agende uma consulta na OFIC para fazer o diagnóstico do problema o mais cedo possível. Se deixar para depois, a miopia pode (e vai) progredir, com riscos até de complicações mais graves.