Blog

Recém-nascidos: a importância de cuidar da visão e dos olhos dos bebês

Desde que nascemos, a visão nos permite interagir com o mundo, com nossos pais, e com o nosso desenvolvimento como seres humanos, fazendo dos olhos a porta de entrada para diversas informações que nos ajudarão em nosso desenvolvimento físico, mental, intelectual e emocional. Os pais estão sempre preocupados como enxergamos o mundo, e é por isso que dedicar cuidados especiais à visão de recém-nascidos merece um capítulo especial na infância.


A OFIC reconhece a importância do cuidado com os olhos dos bebês e separou recomendações que garantem a saúde ocular adequada para os pequeninos desde o momento em que abrem seus olhos.


Higiene sempre em dia
Normalmente, os olhos do recém-nascido não requerem nenhum cuidado especial, exceto caso algum problema seja detectado. O que os pais podem e devem fazer é manter a higiene em dia. Lavar as mãos antes de limpar os olhos das crianças. A limpeza deve ser realizada com água filtrada e xampu neutro infantil

Lembre-se de que as crianças podem produzir mais secreção do que os adultos, principalmente ao acordar.Não use medicações sem orientação da OFIC.

Em alguns casos, a secreção pode ser causada por obstrução do canal lacrimal. Se o bebê estiver lacrimejando frequentemente, com muco ou secreção esverdeada, ou amarelada, pálpebras inchadas ou vermelhidão, o ideal é procurar a OFIC, oftalmologista pediátrico, que determinará o tratamento mais adequado para cada caso.


Estímulo visual
Nos primeiros meses, os pais precisam estimular seus filhos a terem contato com a luz natural. Essa é a principal fonte para o desenvolvimento da visão. No entanto, os pais devem ter cuidado nos meses de primavera-verão, quando é necessário proteger os olhos da exposição solar com óculos escuros adequados, juntamente com bonés e chapéus.

Mostrar objetos de diferentes formas e cores ajuda as crianças a fazerem a conexão dos objetos com o nome (quando os pais falam o que é cada objeto) e tocar o objeto para sentir a textura. Use objetos com cores vivas e contrastantes, pois isso auxilia na formação da visão.

A criança pequenina precisa estar em ambientes diferentes dentro de casa para começar a perceber profundidade, luz e sombras. Deixar a criança sempre no mesmo ambiente (no seu quarto) não ajuda nesse desenvolvimento, e os bebês precisam observar o mundo sob novos ângulos.

Outra dica é mudar a posição do berço dentro do quarto para que a criança possa entender e perceber diferentes panoramas e cenários. Ao mesmo tempo, os pais devem conversar com o bebê, fazendo com que a criança procure com os olhos a presença de quem entrou. Aliás, visitantes e familiares podem fazer o mesmo quando se aproximarem do bebê para que ele associe esses estímulos visuais e auditivos ao mesmo tempo.


Brincadeiras são divertidas e ajudam
Aquelas brincadeirinhas com jogos e movimentos são importantes para a visão das crianças. Os pais podem ficar na frente do bebê até que ele faça contato visual e, a partir de então, começar a se locomover para que os olhos dele acompanhem a circulação. Isso vai mostrar para a criança a profundidade dos espaços, as cores e as luzes do ambiente e as dinâmicas de movimentação. Para o desenvolvimento da visão, essas brincadeiras são valiosas.

Outra brincadeira interessante para os olhos é brincar com espelhos. Quando o bebê conseguir permanecer sentado, coloque um pequeno espelho nas laterais do berço para que ele tenha a percepção de si. Isso vai chamar sua atenção.


A visão dos bebês entre um e dois anos
As crianças começam a explorar objetos que estão um pouco mais distantes. Os pais precisam entender que a criança precisa se aproximar deles. É nesse momento que o bebê começa a engatinhar, andar e correr. Ao tocá-los, ele vai desenvolver a coordenação entre o que enxerga e o que toca, começando a interagir com brinquedos e a perceber todas as formas e tamanhos dos objetos ao seu redor.

Nessa fase, é possível estimular a visão do seu filho com brincadeiras envolvendo objetos fora de alcance, para que o bebê tente alcançá-los. Nesse tipo de jogo, os pais incentivam a criança a explorar o ambiente com os olhos, associando a visão à linguagem, dizendo o nome do objeto assim que o bebê tocar nele. O ideal é usar objetos com contrastes de brilho, cores e luzes.


Estímulos visuais entre três e cinco anos
Agora, os pais estão lidando com novas habilidades, como escrita e leitura. O desenvolvimento visual aumentou, e a criança usará sua visão para desenhar, colorir, ler e escrever, seguindo visualmente da esquerda para a direita.

Os pais podem ensinar a criança a seguir linhas em um quadro ou papel, de cima para baixo, da esquerda para a direita e na diagonal, preparando-a para ações em que ela precisará se comunicar na escola, por exemplo.

Os pais podem estimular a visão brincando com letras e números magnéticos, com cores, inclusive com brincadeiras de formação de palavras e de memória, usando jogos que servem para unir palavras e números. Ao mesmo tempo, essas brincadeiras ensinam as crianças a mover os olhos da esquerda para a direita para ler e associar palavras com objetos, associando imagens e objetos reais.

Essa é a faixa etária ideal para brincar com quebra-cabeças, cubos, dominós e blocos coloridos.


Cuidados oftalmológicos entre cinco e oito anos
Os pais precisam aumentar a atenção nesses anos e observar se a criança tem ou não dificuldade para ler o quadro negro na escola ou cadernos e livros. Em casa, os pais podem dar livros com tamanho e formas de letras de acordo com essa idade, ao mesmo tempo, em que estimulam o ambiente com boa iluminação. Uma boa dica é deixar a mesinha de estudo perto de uma janela, lembrando da importância da luz natural.

Quanto às telas, é importante manter uma distância de aproximadamente 60 cm da tela do computador, por exemplo, e a uma boa distância da televisão. Não é apropriado expor a criança às telas por mais de uma hora por dia, está certo?


Realizar exames oftalmológicos regulares
Para que a visão da criança alcance maturidade e independência, os pais precisam agendar consultas com médicos oftalmologistas para que o processo de aprendizagem que se inicia ao nascer e vai até os nove anos (aproximadamente) aconteça sem problemas.

A atenção deve ser maior nos quatro primeiros anos. Qualquer defeito que cause visão ruim em um ou ambos os olhos nessa fase pode levar a um problema chamado ambliopia (olho preguiçoso) ou alguma situação mais grave.

O primeiro exame oftalmológico, aliás, deve ser realizado ao nascer para descartar anomalias estruturais congênitas ou problemas oculares graves presentes desde o nascimento. O ideal é realizar um exame oftalmológico completo na OFIC quando a criança chegar aos três anos, ou até antes, mas quem define é o médico oftalmologista.

Agende uma consulta com a OFIC para detectar alguma anormalidade nos olhos do seu filho. Agende agora mesmo e mantenha a saúde da visão do seu filho em dia!

 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Agende uma consulta pelo WhatsApp agora mesmo!

OFIC