As crianças ficam – ou deveriam ficar – muitas horas ao ar livre brincando e os pais precisam estar atentos, inclusive com a saúde dos olhos. Para a OFIC, a proteção da visão contra a radiação é relevante pois estamos diante de olhos mais sensíveis que os adultos e os óculos de sol com proteção são indispensáveis.
A OFIC explica tudo que os pais devem saber a respeito do uso dos óculos de sol especiais para crianças!
Por que os pais devem se preocupar com raios ultravioletas na visão das crianças?
Os danos que podem ser causados pela radiação ultravioleta (UV), quando não estão sob cuidados preventivos, prejudicam não apenas a pele mas a retina, cujas células são muito sensíveis à radiação.
Raios UVB – a córnea absorve a radiação no momento em que entra em contato com o olho.
Raios UVA – radiação que atravessa a córnea e atinge diretamente a retina.
O grande problema é que os danos causados pelos raios UV não são percebidos instantaneamente. O dano vai se acumulando e se tornam perceptíveis conforme a criança cresce – muitas vezes na vida adulta. O resultado: o adulto começa a apresentar problemas de saúde graves, como sinais de catarata, pterígio ou maculopatia (doença na retina).
A OFIC recomenda que os olhos das crianças precisam estar protegidos no momento em que as crianças estão expostas ao sol por um período muito longo e essa proteção só é possível com óculos escuros.
Falta de proteção na visão pode causar problemas:
- Danos à retina – é a degeneração macular e retinopatia, que causa perda da visão.
- Pterígio: é uma alteração na membrana transparente do olho chamada de conjuntiva, um tecido que começa seu crescimento no globo ocular que pode se estender até a córnea. Sem proteção, os olhos ficam irritados, vermelhos e com a sensação de que há um corpo estranho no olho
- Catarata: quando há a perda da transparência do cristalino.
- Fotoceratite: a exposição prolongada à luz solar sem proteção causa esta inflamação da córnea, A criança fica muito sensível à luz, com sensação de areia nos olhos, dor e visão turva.
Por que óculos de sol infantis precisam ser usados?
Os índices de radiação solar possuem diferentes intensidades ao longo do ano, com o verão alcançando a sua intensidade máxima. Independente da estação do ano, os danos causados pelos raios UV vão se acumulando, causando todos os problemas já mencionados.
Vamos lembrar que crianças têm a pupila mais dilatada, isso significa olhos mais vulneráveis pela sua pigmentação mais clara que escurece com o passar dos anos.
Por que os pais precisam proteger os olhos das crianças com óculos de sol?
Manter os olhos devidamente protegidos ao sol é um ato de cuidado. Os pais podem usar um boné para evitar raios diretamente no rosto – que ajuda muito – mas os óculos precisam ser de qualidade, com proteção UV. Para crianças, é indispensável óculos de sol com 100% de proteção adquiridos em óticas, sob orientação das especialistas da OFIC.
O que acontece se a criança usar óculos de sol sem proteção?
Neste caso, o melhor é nem usar. A lente escura vai forçar a abertura das pupilas e os raios entram com mais facilidade – e sem proteção, os pais estão praticamente expondo a visão de seus filhos de maneira irresponsável aos raios UV.
Marque uma consulta na OFIC e entenda mais sobre a proteção ocular para seus filhos com óculos solares de qualidade.