Blog

Lentes de contato para crianças: em quais casos são recomendadas e em quais não?

As lentes de contato podem ser uma modalidade de tratamento muito útil, até mesmo necessária, para crianças com diferentes necessidades. A OFIC sabe que muitos pais não consideram este tratamento de escolha devido a diferentes preocupações e muitas destas dúvidas serão esclarecidas com este texto!

Vários estudos relataram a adaptação bem-sucedida às lentes de contato nas crianças, mesmo usando diferentes tipos de lentes de contato (flexíveis ou rígidas). Estes estudos apontam, inclusive, que a adaptação de lentes de contato em crianças entre oito e doze é semelhante à adaptação em pacientes adolescentes.

Os pais questionam se a adaptação de lentes de contato em crianças pode aumentar o risco de ceratite microbiana, infecção ocular causada pelo uso incorreto da lente de contato. Apesar de haver um risco maior de aparecimento em relação ao uso dos óculos tradicionais, se o paciente for devidamente educado e seus pais acompanharem a rotina de uso das lentes de contato – com as orientações da OFIC – esse risco pode ser reduzido a zero.

Uso correto de lentes de contato para crianças

  • Criar uma rotina para lavar as mãos antes e após colocar a lente no olho, evitando o contato de microrganismos na superfície ocular
  • Substituição diária para reduzir consideravelmente o risco de infecção microbiana
  • Nunca expor a lente de contato com água
  • Não usar lentes de contato por mais tempo do que o estabelecido ou dormir com elas 
  • Caso tenha algum tipo de verruga ou “bolinha” no olho, interromper o uso e procurar a OFIC para avaliar a causa do problema

Quais complicações podem ocorrer devido ao uso indevido de lentes de contato em crianças?

1 – Úlceras de córnea: a lente de contato ainda é um corpo estranho em contato com a superfície ocular. Portanto, pode favorecer o aparecimento de erosões e úlceras da córnea.

2 – Conjuntivite inflamatória: a lente de contato está em contato com a parte inferior da pálpebra superior. Ao fechar e abrir o olho, a pálpebra desliza sobre a lente em vez de sobre a córnea. O tecido dentro da pálpebra pode reagir a esse “corpo estranho”, causando inflamação.

3 – Olhos secos: as lentes de contato interferem na dinâmica natural das lágrimas. É um corpo estranho. Se a criança usa lentes de contato gelatinosas, o nível de exigência de umidade aumenta porque essas lentes têm o efeito de uma esponja que retém água e precisam de muito mais umidade para não aderir à córnea.

4 – Infecções da córnea: a falta de higiene no uso de lentes de contato pode causar infecções – ceratite microbiana. É uma complicação rara, mas importante, causada pelo uso incorreto das lentes de contato. Em casos graves, apresenta perda da visão devido à formação de cicatrizes e úlceras na córnea.

As lentes de contato podem melhorar a acuidade visual, a confiança e o conforto das crianças quando comparadas com óculos. A adaptação das lentes em crianças pode levar um certo tempo, mas a OFIC garante que quando todos os cuidados são tomados, a criança terá uma boa experiência.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Agende uma consulta pelo WhatsApp agora mesmo!

OFIC