Blog

Triagem visual: prevenção deve começar com recém-nascidos

A Organização Mundial da Saúde – OMS divulgou um estudo mostrando que, a cada ano, 500 mil crianças perdem a visão nos primeiros anos. O mais alarmante é que 80% desses casos poderiam ser evitados se o diagnóstico precoce fosse realizado através da triagem visual.

O exame que deve ser realizado nos recém-nascidos se chama teste do olhinho. Deve ser realizado na maternidade até 72h após o nascimento por um profissional capacitado. A criança deve ser encaminhada ao oftalmologista para um exame oftalmológico completo quando:
–  o bebê for prematuro;
–  tiver sinais claros de algum problema ocular ou
– caso exista algum histórico familiar relacionado com alguma doença ocular.

A Ofic vai explicar como proteger a visão do seu filho através de exames de rastreamento ocular na medida que seus filhos crescem.


Nas crianças entre 6 e 12 meses
Um segundo exame deve ser feito durante o primeiro ano de vida da criança. A diferença é que o oftalmologista, além de realizar os mesmos testes do recém-nascido, verificará o alinhamento, o movimento dos olhos e irá dilatar as pupilas para verificar se existe alguma alteração ocular como erro refrativo, catarata, glaucoma, tumor ocular, entre outras.

Crianças entre 12 a 36 meses
Nesta etapa da vida, a criança precisa ser examinada para verificar como está o desenvolvimento ocular. O oftalmologista irá investigar se apresenta olho preguiçoso, desvio ocular ou erros refrativos, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo


Crianças entre 3 a 5 anos
Entre as idades de 3 a 5 anos, a visão e o alinhamento dos olhos do seu filho devem ser verificados pelo oftalmologista através da acuidade visual. O oftalmologista avalia, por testes específicos, se a criança consegue distinguir detalhes, como identificar forma e contorno de objetos ou imagens. Nestes exames é possível descobrir como está a nitidez da imagem que chega até a retina e a eficiência do cérebro em interpretar todas as imagens transmitidas.

Importante realizar estes exames nesta faixa etária para detectar, por exemplo, problemas como o popular olho preguiçoso (ambliopia), erros refrativos (miopia, hipermetropia ou astigmatismo).

Detalhe: caso algum problema mais sério seja detectado nesta idade, o ideal é começar o tratamento o mais rápido possível – a melhor coisa que você pode fazer para proteger a visão do seu filho é garantir que ele receba tratamento precocemente. Afinal de contas, é uma criança já crescidinha. 

Crianças com 5 anos ou mais
Nessa faixa etária, as crianças estão em processo de alfabetização e já conseguem informar o que estão enxergando. O problema mais comum nesta etapa é a miopia que pode afetar no desenvolvimento visual e intelectual da criança. 

Marque uma consulta na Ofic e faça a prevenção o quanto antes!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Agende uma consulta pelo WhatsApp agora mesmo!

OFIC