Blog

Astigmatismo em crianças: o que é, quais as causas e como cuidar?

Na infância, muitos problemas de visão acabam passando despercebidos pelos pais principalmente pela falta de conhecimento em descobrir que algo está atrapalhando a visão de seus filhos. É exatamente isso que acontece no astigmatismo, quando a criança começa a ter uma percepção distorcida de imagens e faz muito esforço para tentar ver direito, tentando compensar o problema, causando dores de cabeça e desconforto ocular.

A OFIC vai explicar tudo que os pais precisam saber a respeito!

O que é astigmatismo infantil?
Este é um distúrbio ocular mais comum do que se imagina. Neste caso, a córnea ou o cristalino, que deveriam ter um formato esférico, apresentam formato irregular e a luz não se concentra em um único ponto da retina, mas em vários.

A criança começa a ter visão turva ou distorcida, principalmente ao tentar ver objetos perto dela.

Seus filhos estão com esta dificuldade de enxergar? Procure a OFIC!  Quanto antes começar o tratamento, melhor o será o resultado.Pode ser lentes de contato, com óculos de grau e, em alguns casos, até mesmo cirurgia. A verdade é que sem tratamento, o astigmatismo pode afetar o desempenho na escola, atividades em casa (como ajudar a limpar a casa) afetando a autoestima e aprendizado da criança.

Caso um dos pais – ou ambos – tenham este problema, as chances da criança também sofrer são enormes.

Detalhe final antes de seguirmos: o astigmatismo pode se manifestar por fatores ambientais, como lesões oculares, doenças nos olhos e até uso indevido e excessivo de telas de computador, smartphones ou tablets. Fique atento!


Quais são os sintomas de astigmatismo em crianças
Os pais precisam ficar atentos se notarem que seus filhos reclamam de visão turva ou distorcida, principalmente para objetos próximos. Dor de cabeça, dificuldade ao ler ou escrever, em focar objetos em profundidade ou ver com clareza são sinais de que pode haver astigmatismo

Existe uma tendência da criança piscar ou esfregar os olhos com mais frequência, manter má postura da cabeça ou fechar um olho para tentar enxergar melhor. As crianças não sabem o que está acontecendo e tem dificuldade em expressar seus problemas de visão, pois nem sabem delas.

A solução é agendar uma consulta na OFIC quanto antes!

Como é feito o diagnóstico?
NA OFIC tudo é feito por exame oftalmológico completo que pode incluir:

1 – Teste de acuidade visual para entender a capacidade de ver longe e perto;
2 – Refração para medir o grau de miopia, hipermetropia e astigmatismo;
3 – Exame de fundo de olho capaz de encontrar quaisquer problemas oculares e
4 – Aferição da curvatura da córnea para ver qual é a forma da córnea.

Tratamento do astigmatismo em crianças
Para descobrir qual é o melhor tratamento contra o astigmatismo infantil, o melhor a ser feito é agendar uma consulta na OFIC . Dependendo do quadro o  tratamento pode incluir óculos, lentes de contato ou cirurgia. É importante detectar e tratar o astigmatismo infantil precocemente para evitar problemas de aprendizagem ou de desenvolvimento visual à medida que a criança cresce.

Portanto, o tratamento do astigmatismo em crianças pode incluir:
– Uso de óculos: precisa ser com lentes esféricas ou que ajudem a corrigir irregularidades no formato da córnea e melhorar a visão.
– Lentes de contato: pode ser gelatinosas ou rígidas, uma alternativa aos óculos;
– Cirurgia Refrativa: para alguns casos, esta cirurgia refrativa pode ser a laser ou para implante de lente. Sim, são cirurgias seguras para crianças, mas apenas para casos graves de astigmatismo e normalmente após a criança atingir a maturidade visual Quem define se é cirurgia ou não são os profissionais da OFIC.

Tem como prevenir o astigmatismo?
Algumas medidas preventivas podem ser feitas, mas o astigmatismo nem sempre pode ser evitado justamente pelos fatores genéticos. No entanto, aqui estão algumas dicas para amenizar o problema – mas que só dão uma ajuda. Leve a criança até a OFIC:

  • Forneça um ambiente de iluminação adequado para evitar fadiga ocular e leitura prolongada em condições de iluminação ruins ou insuficientes.
  • Crie uma dieta saudável para a saúde ocular
  • Limite tempo de uso em telas. Para crianças pequenas, o uso excessivo de tela pode aumentar o risco de problemas futuros.
  • Explique como a criança deve cuidar dos olhos, como não esfregar os olhos com frequência, evitar colocar objetos nos olhos e usar óculos de sol certificados em atividades ao ar livre durante atividades esportivas.

 

Agende uma consulta pelo WhatsApp agora mesmo!

OFIC