As alergias oculares são comuns em crianças, geralmente causadas por alérgenos ambientais, como pólen, pelos de animais ou mofo. A OFIC vai explicar tudo o que você precisa saber sobre as alergias que incomodam as crianças e causam preocupações para os pais.
O primeiro sinal de que uma alergia pode ter atingido os olhos de uma criança é quando os pequenos esfregam seus olhos, claramente desconfortáveis. Os olhos ficam vermelhos e vai piorando o cenário conforme a coceira segue, agravando os sintomas de alergia.
As alergias oculares, também conhecidas como conjuntivite alérgica, ocorre quando algum elemento externo entra em contato com os olhos. O corpo libera substâncias químicas, incluindo histaminas, que começam o processo de inflamação. A área ao redor do olho afetado – ou de ambos – fica vermelha e inflamada. É bem fácil identificar que algo está errado.
Esta irritação ocorre principalmente no tecido que envolve o globo ocular e forma o interior das pálpebras.
Olhos inchados é sinal de alergias ou pode ser conjuntivite
A OFIC recomenda que os pais levem seus filhos quando começarem a aparecer sintomas de coceira e irritação. Olhos vermelhos e inchados podem ser alergia, mas também pode ser a formação de um quadro de conjuntivite. Um exame mais detalhado consegue determinar o que está ocorrendo nos olhos da criança e existem muitas diferenças:
– Alergias: afetam os dois olhos ao mesmo tempo. Uma criança com alergia geralmente apresenta outros sintomas, como espirros ou nariz entupido. Uma criança com alergia geralmente não tem secreção ocular e não tem febre;
– Conjuntivite e irritações passageiras: tanto a exposição aos elementos irritantes, como sujeira, fumaça ou produtos químicos, quanto a conjuntivite, geralmente começam em apenas um olho. Se na alergia uma criança não tem secreção ocular e nem febre, estes sintomas geralmente ocorrem com uma infecção como a conjuntivite.
Sintomas mais perceptíveis de alergias oculares
As crianças pequenas podem não conseguir falar sobre o que está incomodando, neste caso os sintomas. Cabe aos pais perceberem o comportamento que pode apontar que a criança está passando por uma reação alérgica. Esfregar os olhos é um sintoma clássico, assim como o aspecto de vermelhidão ao redor dos olhos e no globo ocular, coceira ou ardor que pode fazer com que a criança esfregue os olhos, pálpebras inchadas e olhos marejados
Qual o diagnóstico e tratamento contra alergias oculares nas crianças?
Ao menor sinal de que a criança pode estar com alergia nos olhos, os pais devem procurar imediatamente a OFIC para o correto diagnóstico com base nos sintomas apresentados. Depois que as alergias oculares são diagnosticadas corretamente, os médicos oftalmologistas da OFIC vão orientar o melhor tratamento e quais são os cuidados necessários.
Geralmente, as alergias oculares são tratadas com medicamentos que precisam ser prescritos pelo médico oftalmologista e adaptações no estilo de vida para limitar a exposição aos agentes que causam alergia.
Tratamentos preventivos
Uma das recomendações da OFIC para controlar os sintomas de alergia ocular em crianças é a prevenção constante. Caso a criança possua histórico de alergias oculares, o médico oftalmologista pode receitar medicamentos antialérgicos diários antes do início da estação em que suas alergias geralmente ocorrem – geralmente na primavera em virtude do pólen.
Outras maneiras de ajudar a prevenir alergias oculares incluem lavar o rosto da criança com uma toalha fria e enxaguar os olhos, podendo deixar a toalha sobre os olhos se a criança por algum tempo.
O mais importante é saber distinguir uma alergia de uma conjuntivite e este diagnóstico só é possível através de consultas com especialistas na OFIC.