Ao nascer, o olho humano possui todas as estruturas necessárias para alcançar a visão, porém, o total desenvolvimento da visão leva um certo tempo. Era comum que uma criança não fizesse o primeiro exame oftalmológico até atingir a idade escolar, geralmente ao determinar uma dificuldade em focar no quadro-negro. No entanto, essa prática é equivocada, pois em muitos casos é melhor diagnosticar o problema antes do início desta etapa e assim agendar consultas na OFIC é a melhor prevenção para uma saúde visual perfeita.
O ideal é que o primeiro exame oftalmológico aconteça entre os três e quatro anos de idade, consulta na qual os especialistas da OFIC conseguem determinar se a criança está se desenvolvendo de maneira adequada, indicando, inclusive, qual o tratamento mais oportuno quando algo errado é encontrado.
Quais os problemas oculares mais comuns em crianças
Dentre as doenças oculares mais comuns em crianças, a OFIC destaca:
1 – Problemas na refração (hipermetropia, miopia ou astigmatismo):
A hipermetropia é o problema de refração mais comum em crianças, definido como um erro de refração visual em que o foco da imagem é formado a uma distância maior que o normal, ou seja, atrás da retina. Quadros de hipermetropia leves podem não apresentar problemas visuais, mas crianças com hipermetropia moderada a alta possuem uma chance maior de sofrer de estrabismo, que é o desvio no olhar, e ambliopia, que é o famoso olho preguiçoso.
Já a miopia é um problema ocular que se manifesta quando a criança percebe objetos distantes borrados, sem definição alguma, e acontece quando a imagem é formada na frente da retina. Portanto, vale realizar check-ups regulares na OFIC para controlar a progressão do problema.
Já o astigmatismo, a parte externa do olho tem uma forma irregular causadora de uma visão turva – para perto ou longe. Importante que dependendo do caso, o astigmatismo infantil geralmente não progride da mesma forma que outros problemas refrativos.
2 – Epífora (aumento do lacrimejamento):
A obstrução lacrimal é a causa mais frequente de consulta ao oftalmologista em crianças menores de um ano, acometendo 6% dos recém-nascidos a termo e 20% dos prematuros. A causa principal é por defeitos no canal de saída da lágrima no olho.
3 – Olhos vermelhos
A OFIC lista diferentes condições que podem levar a olhos vermelhos em crianças. Pode ser devido à inflamação das partes superficiais do olho: córnea (ceratite), conjuntiva (conjuntivite) e pálpebras (blefarite). Como existem diferentes causas que podem causar o olho vermelho, o melhor é agendar uma consulta na OFIC quanto antes.
4 – Estrabismo
O estrabismo é um desvio no alinhamento dos eixos visuais e geralmente o olho desviado não fixa corretamente nos objetos. Com o tempo, o olho pode não se desenvolver completamente e se não for corrigido, com o tempo pode acontecer a redução da acuidade visual de maneira irreversível, criando o popular olho preguiçoso.